Projetos

Metrô SP – Linha 6 – Projeto Básico

Descrição do Projeto

Numa primeira fase, a Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo interligará o centro da cidade, na estação São Joaquim da Linha 1- Azul,  no bairro da Liberdade, com a região da Vila Brasilândia na zona noroeste da cidade de São Paulo. Conta com uma extensão de aproximadamente 15,5km e 15 estações. 

 

Imagem 1

 

As integrações com a rede existente ocorrerá nas Linhas 1 e 4 (Metrô) em São Joaquim e Higienópolis, respectivamente, e na Linha 7 (CPTM) em Água Branca.

 

 

Atuação da Infra7

A Infra7 participou na elaboração do projeto básico das estações: Vila Cardoso, Santa Marina, SESC Pompeia e Água Branca.

 

A área de atuação foi direcionada para o dimensionamento geotécnico e estrutural dessas estações, bem como acessos, ligações e edifícios técnicos operacionais pertencentes às mesmas. Para o efeito, foram abordadas algumas classes de projeto, tais como: escavações subterrâneas e de poços, sistemas de contenção de valas a céu aberto, terraplanagem, controle de água subterrânea, instrumentação, impermeabilização, fundações e estruturas de concreto.

 

Imagem 2

 

Aspectos Principais do Projeto

  • Apresenta grande amplitude de relevo;
  • Apresenta grande variabilidade geológica e geotécnica ao longo do traçado;
  • Intensa ocupação urbana, com edificações de porte e fundações profundas;
  • Interferência com projetos da prefeitura de São Paulo (Operação Água Branca);
  • Estações e Poços VSE(s) muito profundos;
  • Estações em VCA, NATM e Poços secantes;

Imagem 3