Projetos

Metrô SP-Linha 5 TBM -Projeto Executivo

Descrição do Projeto

 

O método de escavação do túnel de via é do tipo mecânico com a utilização de uma tuneladora (TBM – Tunnelling Boring Machine) em couraça que mantém a estabilidade da frente de escavação por meio de uma contrapressão de terra (EPB – Earth Pressure Balanced). O diâmetro interno do revestimento é de 6,00m e a espessura das aduelas é de 30 cm.

 

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Como solução para a execução do túnel, os anéis de concreto pré-moldado integram a metodologia construtiva e são instalados de forma automatizada à medida que a tuneladora avança na escavação do maciço.

 

Atuação da Infra7

 

A Infra7 participou na elaboração do projeto executivo dos anéis de revestimento do túnel em Shield da Via 1 e Via 2 do Lote 3 – trecho VCA Conde de Itú e VSE Bandeirantes – da futura Linha 5 – Lilás. Além do dimensionamento e do detalhamento das aduelas, foi elaborado também o Projeto de Compartimentação dos anéis no trecho. 

 

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Aspectos Principais do Projeto

  • Método de execução do tipo mecânico com a utilização de tuneladora – TBM;
  • Execução de Túneis em curvas verticais, horizontais e diferentes raios de curvatura;
  • Anel adotado do tipo universal;