Projetos

Metrô SP – Linha 4 – Gerenciamento Projeto Executivo

Descrição do Projeto

A Linha 4- Amarela do Metrô de São Paulo compreenderá, quando finalizada, uma extensão total de 12,8 km e 11 Estações subterrâneas cuja implantação é constituída por duas fases. 

 

A primeira fase remonta à 2004 e colocou em operação seis Estações: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz.

 

A participação da Infra7 surge na segunda fase onde serão integradas as cinco Estações restantes: Vila Sônia, São Paulo- Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis- Mackenzie. Será ainda concluído o Pátio de Manutenção Vila Sônia nas imediações da Av. Professor Francisco Morato. 

 

As integrações com a rede existente ocorrem nas Linhas 1- Azul, 2- Verde e 3- Vermelha, nas Estações Luz, Paulista e República, respectivamente.

 

 

Atuação da Infra7

Como gerenciadora do projeto, a Infra7 utiliza o seu know how para garantir a qualidade técnica necessária de um projeto de grande complexidade em uma cidade altamente edificada. Realiza a aprovação e validação técnica das classes de Geotecnia e Estruturas do Projeto Executivo.

 

Aspectos Principais do Projeto

  • Estações subterrâneas com diversos métodos construtivos: NATM, VCA e método invertido;
  • Escavação de poços de grande diâmetro e profundidade;
  • Poços de ventilação e saída de emergência (VSE);
  • Túneis em NATM;
  • Utilização do método invertido em via de tráfego intenso.

Fotos