Projetos

Metrô Fortaleza – Linha 3 Leste – Projeto Executivo

Descrição do Projeto

 

A Linha 3- Leste do Metrô de Fortaleza é uma linha totalmente subterrânea com traçado de 12,4 km de extensão. Quando finalizada, ligará o Centro, partindo da estação Chico da Silva, ao Fórum Clóvis Bevilaqua, no bairro Edson Queiroz.

 

O Governo do Ceará tem a expectativa de investir R$ 3,5 bilhões e seus 20 trens levarão, aproximadamente, 400 mil pessoas por dia. 

 

 Imagem

 

 

As integrações vão ocorrer em dois pólos: O primeiro deles na Estação Chico da Silva, onde ocorrerá a interligação com a Linha Sul e Oeste do Metrô, o qual fornece rápido acesso a Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, interligando bairros da grande Fortaleza ao centro da cidade.

 

O segundo grande pólo será na Estação Papicu, que irá dispor de três subsolos com estacionamento para veículos, interligará com o terminal de ônibus urbano do Papicu e com o Ramal do VLT, em implantação, que ligará Parangaba ao Mururipe. 

 

Atuação da Infra7

 

A participação da Infra7 surge na elaboração do projeto executivo para a implantação do novo trecho, incluindo projeto arquitetônico, geotécnico, estrutural e sistemas (instalação hidráulica e elétrica). 

 

Aspectos Principais do Projeto

  • Execução de 12,4 km de túneis em shield;
  • 12 estações sendo 11 subterrâneas e 1 em superfície;
  • 4 valas à céu aberto  com comprimento variando de 400 a 870 m;
  • 12 poços de ventilação e de emergência;