Projetos

Cubatão – Ipiranga-Projeto Executivo

Descrição do Projeto

 

A Pedreira Diplomata, atualmente desativada, localizada no Caminho dos Pilões, 241, bairro Fabril, do município de Cubatão, será a área do projeto de instalação de uma nova Base de Armazenamento de Combustíveis.

Considerando a necessidade de avaliação das condições de estabilidade das antigas frentes da antiga pedreira Diplomata, foi realizado um estudo preliminar das condições geológico-geotécnicas dos taludes em questão.

 

Imagem 1

 

Além disso, essa região apresentava problemas de alagamentos, durante o período chuvoso. Em vista disso, fez-se necessário drenar o escoamento superficial, proveniente da parte mais alta da propriedade constituída de mata e que contribui com água de chuva para o lago e para as áreas mais baixas.

 

Atuação da Infra7

 

A Infra7 participou na realização do estudo geológico-geotécnico e na avaliação e determinação das condições de estabilidade dos taludes da antiga Pedreira Diplomata, tendo como base os dados obtidos em vistoria técnica no local. Como parte deste estudo, foi realizada uma análise cinemática dos blocos rochosos, considerando as descontinuidades que ocorrem no local, assim como sua análise estrutural, definindo os tipos de ruptura possíveis para cada frente.

 

Imagem 2

 

Também foi elaborado um Projeto Executivo de Drenagem a fim de resolver o problema de alagamento.

 

 

Aspectos Principais do Projeto

 

  • Compartimentação da pedreira em 4 taludes principais;
  • Pedreira caracterizada por cortes íngremes;
  • Pequeno lago ao longo de praticamente toda a extensão da área;
  • Planos de descontinuidade muito bem definidos;
  • Elementos de drenagem utilizados: valetas, descidas d’água, extravasores e bueiros.